terça-feira, 1 de março de 2011

Coluna CotidianaMente

Bicicletas e carros...

             Um movimento de ciclistas ocupa as ruas de um bairro em Porto Alegre. A intenção é transmitir um alerta – menos carros e mais bicicletas (ou, menos poluição e mais ar limpo... ou ainda menos barulho e mais bem-estar). No meio dos “manifestantes” do pedal, um carro avança, em alta velocidade, leva aos ares ciclistas e foge, sem prestar socorro.
            A cena aconteceu, os jornais noticiaram, procura-se motivos e culpados. O advogado do motorista diz que ele agiu em legítima defesa, que alguns ciclistas teria chutado seu carro; ciclistas dizem que o motorista estava irritado, queria passar pela barreira de ‘bikes’. Autoridades disseram que os ciclistas não pediram proteção dos órgão de trânsito para realizar a mobilização. Procura-se culpados.
            A vergonhosa cena nos remete a flashs não muito distantes em tempo e muito menos geograficamente. Foi na avenida Beira Rio, em João Pessoa, que um garoto foi atropelado e morto por um carro quando transitava pela pista sobre duas rodas pedais. Dias antes, uma mulher que tentava atravessar a BR 230 também foi alvejada em cheio e morreu ali mesmo, ao lado da bicicleta que conduzia.
            São cenas que acabam ganhando certa parcimônia midiática quando assistimos comerciais de classificados de veículos motorizados que mostram, em desenho animado, um ciclista se chocando contra a tela da TV e caindo, de forma patética. A diferença é que, ali, no vídeo, em traços animados, ninguém se machuca. Nas ruas, um simples toque em um ciclista em movimento pode causar um acidente fatal.
            Há quem defenda que ruas e avenidas são lugares de carros. Maior ignorância, impossível. No dia que motoristas de carrões ou de populares 1.0 entenderem que eles são parte e não ‘o todo’ do processo trafegário, muita coisa deve mudar. Para isso, contudo, também precisamos da pressão das administrações públicas. Onde estão as verdadeiras ciclovias, funcionais e que dão, verdadeiramente, segurança a ciclistas? Onde estão, nas aulas obrigatórias e nada baratas das auto-escolas, o respeito do condutor ‘motorizado’ àquele que pedala?

Por Henrique França
[Leia a coluna completa na edição de hoje do Jornal A União - página 12]
@RiqueFranca

A UNIÃO ON-LINE

Clique no centro da imagem para visualizar em tela cheia.
Use as setas para folhear.
Duplo clique para zoom.

A UNIÃO em PDF